terça-feira, 19 de junho de 2007

Relatório



Maioria das consultas em quatro especialidades médicas já são privadas


19.06.2007 - 18h55 PUBLICO.PT
Um relatório que já está na posse do Ministério da Saúde há quatro meses regista que quatro especialidades médicas estão maioritariamente privatizadas e recomenda a extinção ou fim do financiamento pelo Estado dos subsistemas públicos de saúde.
De acordo com o relatório — elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar medidas que garantam a subsistência do Serviço Nacional de Saúde —, a medicina dentária quase não existe nos serviços públicos, já que mais de 92 por cento das consultas são privadas.Outras das especialidades maioritariamente privadas são a Ginecologia e a Oftalmologia, com uma taxa de privatização na ordem dos 67 por cento. A seguir surgem as consultas de Cardiologia (54 por cento) e de Ortopedia (45,5 por cento). Os autores do documento propõem a redução dos benefícios fiscais em despesas de saúde em sede de IRS; o aumento anual das taxas moderadoras; a revisão do regime de isenções; e a extinção ou fim do financiamento pelo Orçamento do Estado dos subsistemas públicos de saúde, nomeadamente a ADSE. Segundo a notícia da TVI, a oposição parlamentar "está escandalizada" com o facto de o documento ter sido entregue ao ministro há quatro meses e de ainda não ter sido posto a discussão.O relatório está publicado na íntegra no blog do jornalista da TVI Carlos Enes, em http://fragmentosdeapocalipse.blogspot.com/2007/06/o-relatrio-secreto-do-sns-mais-um.html

1 comentário:

José Leite disse...

Passaram a vida a dizer que era preciso "emagrecer o Estado"... agora, quando o Estado, em vez de "emagrecer" nos gastos supérfluos, nos carros pomposos, nas mordomias dos governantes e gestores públicos, "emagrece" onde não devia, que dizer?
O direito a progressiva
gratuitidade dos serviços de saúde, consignado na constituição foi considerado uma "utopia", uma bizantinice, pelos próprios governantes da "AD - PSD/CDS" que disseram cobras e lagartos desse princípio constitucional. O próprio prof Cavaco (que admiro e respeito) diz que o governo está a fazer as reformas estruturais que se impõem!...

Pobre país, enredado nas suas contradições, sugado por mil-e-uma sanguessugas, todas ávidas de mais e mais "nutrientes" para saciar a sua voracidade de piranha!