terça-feira, 20 de março de 2007

Burnout?


A Administração Regional de Saúde do Algarve promove uma palestra, no dia 30, às 15 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro, intitulada «Burnout em profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) no Algarve».

MAS O QUE É ISSO (dirão vomecês)?

A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo "burnout" (do inglês "combustão completa") descreve principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida.
Burnout é geralmente desenvolvida como resultado de um período de esforço excessivo no trabalho com intervalos muito pequenos para recuperação, mas alguns consideram que trabalhadores com determinados traços de personalidade (especialmente de neuroses) são mais suscetíveis a adquirir a síndrome. Pesquisadores parecem discordar sobre a natureza desta síndrome. Enquanto diversos estudiosos defendem que burnout refere-se exclusivamente a uma síndrome relacionada à exaustão e ausência de personalização no trabalho, outros percebem-na como um caso especial da depressão clínica mais geral ou apenas uma forma de fadiga extrema (portanto omitindo o componente de despersonalização).
Trabalhadores da área de saúde são frequentemente propensos ao burnout. Cordes and Doherty (1993), num estudo sobre esses profissionais, encontraram que aqueles que tem frequentes interações intensas ou emocionalmente carregadas com outros estão mais suscetíveis.

Segundo os registos, há um crescendo de médicos em sofrimento, doentes por motivos relacionados com a profissão.
Isto poderá parecer um anacronismo – como é que alguém altamente sabedor e formado para proteger a saúde e tratar a doença nos outros se revela inabilitado para se autocuidar, e mais: é co-autor num ciclo de autodestruição?
Os médicos compartilham com professores, controladores de tráfego aéreo, profissionais de emergência, enfermeiros, polícias, investidores na bolsa, o topo na listagem de profissões stressoras.
Mais? ler aqui

Sem comentários: