terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Nabu ô Surdu?

O presidente da concelhia do CDS-PP de Arcos de Valdevez inicia hoje uma greve de fome contra a intenção do Governo de fechar o SAP do centro de saúde local.
Rui Mendes garante que só vai desistir quando o ministro da saúde recuar na decisão de fechar o serviço de atendimento permanente e adianta que está preparado para aguentar firme.
“Pretendo levá-la até às últimas consequências, até o meu corpo resistir e a minha saúde me permitir. Portanto, é por tempo indeterminado, até os médicos mandarem ou o senhor ministro dizer que o centro de saúde é para manter”, disse.
O autarca acrescenta que avança, agora, para a greve de fome porque a vai fazer no “serviço de urgências de Arcos de Valdevez, com médicos 24 horas por dia e, se a for fazer daqui a seis meses, já não tenho médicos”.
Este protesto avança apesar do líder da distrital do partido o ter tentado demover.
RR
.........

Apesar da convocatória surgir em cor-de-rosa, é contra a politica de Saúde do Governo socialista que a população de Arcos de Valdevez está a ser mobilizada.
Um pouco por toda a vila estão a ser distribuídos panfletos apelando à participação da manifestação de amanhã.
Em causa, o encerramento nocturno do serviço de atendimento permanente que funciona como verdadeiras urgências no centro de saúde local.
Em Arcos de Valdevez, a reestruturação dos serviços de urgência planeada pelo Ministério da Saúde ainda não é totalmente desconhecida. Ainda assim, os utentes do Centro de Saúde nem querem ouvir falar no encerramento nocturno dos serviços.
O serviço de atendimento permanente do Centro de Saúde dos Arcos de Valdevez atende todas as madrugadas cerca de uma dezena de pessoas com os mais variados problemas.
O director deste Centro de Saúde até reconhece mérito no programa de Governo para reestruturação do mapa de urgências a nível nacional. Mas a situação dos Arcos de Valdevez, devido à sua geografia, devia, na opinião deste responsável, ser repensada.
Com ester e outros argumentos, a população dos Arcos prepara-se amanhã para sair à rua em protesto. A manifestação terá início junto à Câmara Municipal.
TVI

Sem comentários: